Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Lar Marista de Ermesinde (LME) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada por iniciativa da Província Portuguesa da Congregação dos Irmãos Maristas, atual Província Marista Compostela* e ereta canonicamente por decreto do Bispo da Diocese do Porto em 23/03/1994. Está inscrita no Centro Regional de Segurança Social sob o número 3/95 de fls. 55 a 56 verso do livro nº 5 das Fundações de Solidariedade Social, desde 11-05-1994, e com publicação no Diário da República n. 116, III série, de 19-05-1995.

Esta obra surge como uma resposta solidária dos Maristas às necessidades concretas da sociedade portuguesa, em conformidade com as intuições fundacionais de Marcelino Champagnat, fundador da Congregação dos Irmãos Maristas (1817), que sempre deu preferência às crianças e jovens mais necessitados, ou seja, os excluídos da sociedade, os que não têm acesso à escolaridade, aos cuidados de saúde, a uma vida familiar equilibrada, à educação para os valores, etc. Assim, desde a sua fundação, o Lar Marista destina-se ao acolhimento de crianças e jovens em situação de risco/perigo, de acordo com a Lei de Proteção de Crianças e Jovens de forma a proporcionar-lhes uma educação e formação adequada ao seu desenvolvimento integral.

Em 2015, depois da reflexão interna para o Plano Estratégico do Lar, com a avaliação do trabalho realizado, das práticas quotidianas e atendendo à necessidade sentida de qualificar a resposta social de acolhimento de crianças e jovens em risco, surge a casa de acolhimento residencial especializado destinada ao acolhimento terapêutico de crianças/jovens portadores de deficiência e/ou doença crónica aliada à situação de risco/perigo.

 

 

*A Província Marista Compostela compreende Portugal, as Honduras e as comunidades autónomas espanholas de Castela e Leão, das Astúrias e da Galiza. Aqui desenvolvemos a nossa atividade em 17 Colégios, 2 Colégios Maiores Universitários e 4 Obras Sociais para crianças em situação de risco. Todas são obras educativos católicas que proporcionam uma formação integral da pessoa, promovendo o crescimento em valores humanos e cristãos e reúnem mais de 15000 alunos e 1200 Educadores.

O Lar Marista de Ermesinde assume o princípio fundamental da pedagogia que considera a criança ou o jovem como a/o protagonista da sua própria educação. Responsabilizando-a/o, pois, como pessoa, para responder positivamente às influências do meio em que vive, o Lar procura proporcionar-lhe, em estreita colaboração com a família (quando possível), os meios necessários e adequados para a sua educação integral. A criança necessita sentir que vem para um ambiente protetor e seguro. Cabe à instituição transmitir-lhe estes sentimentos e assegurar a satisfação das suas necessidades.

“Sede bondosos com as crianças mais pobres, mais ignorantes e menos dotadas; fazei-lhes perguntas e tratai sempre de lhes mostrar que as apreciais e as quereis tanto mais quanto mais carentes se acham dos bens da fortuna e da natureza.”

(S. Marcelino Champagnat, Fundador dos Irmãos Maristas)

 

Missão:

Acolher crianças e jovens com deficiência e/ou doença crónica proporcionando-lhes um desenvolvimento integral, em estreita colaboração com a família, inspirado nos valores educativos de Marcelino Champagnat.

 

Visão:

- Apostamos na construção de uma equipa dinâmica, corresponsável e comprometida com a missão do Lar Marista.

- Promovemos uma intervenção centrada na criança, proporcionando-lhe um ambiente seguro e protetor, um espaço promotor, potenciador e estimulador dos seus direitos e das suas capacidades cognitivas, sensoriais, afetivas, motoras, comunicativas e sociais.

- Privilegiamos o trabalho com as famílias no sentido de lhes proporcionar um apoio estruturado, para que possam assumir a sua missão de cuidadores, nomeadamente nas situações em que se perspetiva uma reunificação familiar.

- Trabalhamos em parceria e em rede com outras instituições sociais.

 

Valores:

- Uma obra social católica, que responde aos desafios da infância e juventude, em especial aos mais necessitados, à maneira de Maria (simplicidade, presença, ternura e acolhimento) e que fomenta o espirito de família ao estilo de Marcelino Champagnat.

- A criança e o jovem no centro da intervenção: o respeito, a dignidade, a autonomia, a liberdade, a participação, a inclusão, a identidade, a segurança, a privacidade, a individualidade e a igualdade de oportunidades norteiam o nosso trabalho.

- Uma Equipa de pessoas, reconhecida e cuidada, que trabalha com sentido de missão.

- Uma resposta integrada na comunidade cujo o trabalho só faz sentido em parceria e em rede.

- Toda a criança tem direito a ter uma família e, sempre que possível, intervimos para uma reunificação familiar

Direção

Presidente: Ir. Alberto Ortiz Barreda

Secretário: Ana Maria Martins dos Santos

Tesoureiro: Ir. Manuel Ferreira Ruas

 

Conselho Fiscal

Presidente: Ir. Miguel Ángel Ramos

Secretário: Paulo Jorge Carvalho Pacheco

Vogal: Cândida Rangel Carvalho

# Ficheiro Data de Upload
1 Estatutos 2016-11-18
2 Modelo Sócio Educativo 2013-2016 2016-11-18
3 Contas Finais 2014 2017-05-10
4 Relatório e Contas 2015 2017-05-10
5 Relatório e Contas 2016 2017-05-10